Nascido em Niterói sob o signo de câncer, em 17 de julho de 1944, nos primeiros minutos de uma Segunda-feira.
Teve uma infância tranquila, fazendo muitas molecagens como era comum nas crianças da sua idade.
Em 1960 prestou exame para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar de Barbacena, tinha 15 anos, entrou em 72º lugar, entre 4000 candidatos e 240 aprovados. Aos 17 anos de idade fez seu primeiro vôo sozinho num Folker T-21, um dos dias mais emocionantes de sua vida. Foi um bom piloto, mas fez um montão de molecagens, coisas da juventude.
Mas ser piloto não era o seu destino, então saiu da escola da Aeronáutica e foi para a faculdade de Economia onde passou a estudar a noite e durante o dia a trabalhar com seu tio que administrava empresas que operavam no mercado de capitais. Tempos depois casou-se com Aretusa, mãe de seus dois primeiros filhos e montou uma distribuidora de valores, começando a operar no mercado paralelo. Não obteve muito sucesso e teve que vender seu carro, presente de casamento de seu pai, e outros bens para honrar seus compromissos.
Em 1964 começou a interessar-se pelos Beatles, que tornaram-se seus grandes ídolos, iniciando assim o seu interesse pela música.
Em 1965, muito amigo de Eli Barra, um dos integrantes do grupo Brazilian Beatles (grupo “cover” dos Beatles), foi apresentado ao produtor Glauco Pereira, que sentindo o talento e as grandes possibilidades do rapaz, contratou-o imediatamente.
Sua estréia deu-se no programa BRAZILIAN BEATLES CLUB (1965), na antiga TV EXCELSIOR do RJ, onde cantou a música mais bonita da época – YOU’VE GOT TO HIDE YOUR LOVE AWAY, de Lennon e McCartney, tema do filme HELP, surgindo a seguir o seu contrato com a Philips, lançando seu 1º compacto com a música “MEU BEM”, versão feita pelo próprio Ronnie com o auxílio de seu pai, da música GIRL.
Agnaldo Rayol, em seu programa CORTE RAYOL SHOW, foi a grande chance que Ronnie procurava para vencer em SP, onde recebeu a consagração de ídolo (seus olhos verdes e tristes, conquistaram os corações das garotas).
A partir de MEU BEM, abriram-se as portas para um novo ídolo do iê iê iê.
Passando pelo programa de Hebe Camargo, tornou-se o “Pequeno Príncipe”(1966), um título que perdura até hoje.
Outubro de 1966, com o sucesso de MEU BEM, Ronnie ganha um programa exclusivo na TV Record: “O PEQUENO MUNDO DE RONNIE VON”.
No mesmo ano de 1966 surge o 1º LP, e os shows começam a aparecer por todo o país. Depois de MEU BEM, um novo sucesso: - A CATEDRAL.
Em 1967 Ronnie Von grava “A PRAÇA”, música de Carlos Imperial, com a qual vendeu muitos discos, mostrando um cantor mais versátil, menos “Beatles”, mas igualmente romântico. O estouro desta música mudou muito a vida de Ronnie, todas as cidades queriam conhecer o cantor de “A Praça”.
Com o final do “PEQUENO MUNDO”, Ronnie viaja para a Disneylândia onde passa 17 dias e aprende muitas coisas no bairro dos Hippys, voltando psicodélico.
Com o seu retorno vieram outros programas:
-RONNIE & RONALDO (TV RECORD - NOV/67)
-Na rádio Jovem Pan, “O mundo colorido de Ronnie Von” (67 / 68)
-RONNIE VON ESPECIAL (TV RECORD 1968)
-RONNIE VON E O ROBOT (onde Ronnie conversa com um Robot) (1968)
-RONNIE E OS ALEGRES COMPANHEIROS (com Renato Aragão) (1968 / 69)
Ronnie participou também de um dos Festivais da Record, defendendo a música “UMA DÚZIA DE ROSAS”, de Carlos Imperial.
Em 25/06/1968 Ronnie recebe o título de CIDADÃO PAULISTANO na Câmara Municipal de SP das mãos da vereadora Ana Lamberga Zeglio, onde Ronnie fez um breve discurso destacando a frase: -“HÁ MAIS ALMAS DO QUE TERRAS PARA CULTIVAR”.
Mais tarde recebe também o título de “Comendador” em BIRITIBA MIRÍM, onde inaugura a Avenida e Escola RONNIE VON.
Saindo da TV Record, Ronnie apresentou o programa “ASSIM CAMINHA A JUVENTUDE”, na antiga TV EXCELSIOR (1969 / 1970).
Em fevereiro de 1969, Ronnie inicia também um programa na rádio Nacional de SP, e lança mais um LP.
O pequeno Príncipe cresceu, cortou seus cabelos longos....tornou-se um “grande Príncipe”.
Entre um disco e outro Ronnie se dedica a outras atividades: empresário, produtor de modas, participa de filmes e novelas, entre elas “A Menina do Veleiro Azul” (1969).
Em 02/01/1970, nasce sua primeira filha, Alessandra, e Ronnie lança mais um LP contendo uma música em sua homenagem: - “TEMA DE ALESSANDRA”. No mesmo ano, em 02/12/1970, nasce Ronaldo, seu segundo filho com Aretusa.
Em 1977 ocorre uma nova reviravolta em sua carreira, Ronnie grava a música “TRANQUEI A VIDA”, pela RCA, e devido ao grande sucesso alcançado, regrava esta música em vários idiomas e passa a fazer muito sucesso também fora do Brasil.
Nesse mesmo ano Ronnie começa a participar de um programa de competição musical, o “QUAL É A MÚSICA”, onde torna-se o grande destaque do programa, devido aos seus conhecimentos e incrível memória.
Ainda em 1977, Ronnie faz mais uma novela: CINDERELA 77 (TV TUPI), onde vive um Príncipe motoqueiro.
Com o final da novela, surge mais um programa: RONNIE VON ESPECIAL (1977/78), desta vez pela TV TUPI.
No ano de 1979, Ronnie grava seu 2º LP pela RCA e logo depois, assina contrato com uma nova gravadora, a SOM LIVRE.
Nesse mesmo ano de 1979 Ronnie é pego de surpresa por uma grave doença, POLIONEURITE NEURO RADICULAR, que o deixa impossibilitado de andar e de cama por vários meses. Mas a vontade das pessoas de vê-lo curado era tanta, que através de orações e promessas, deu a ele forças para se recuperar.
E finalmente, depois de uma terrível luta contra a doença, Ronnie volta a cantar e promete: - “Só saio do Palco se me abaterem a tiros, e mesmo assim vou lutar muito para que isso não aconteça.”
Surge então em 1981 o LP “SINAL DOS TEMPOS”, onde Ronnie canta músicas com mensagens profundas, onde fala das mudanças e também do seu recaminho.
Nesse mesmo ano de 1981, Ronnie faz uma participação especial na novela O AMOR É NOSSO (TV GLOBO).
Em 1983 Ronnie aparece com força total, através da música “CACHOEIRA”, e novamente vem ocupar os primeiros lugares das paradas de sucesso.
Em 1984, Ronnie casa-se com a atriz Bia Seidl e muda-se para o Rio de Janeiro, mas mostrando que é um bom cidadão paulistano, um ano depois, retorna a SP, a terra que lhe adotou como filho.
Ainda em 84 Ronnie participa de um dos capítulos da novela “A GATA COMEU” (TV GLOBO), onde Bia Seidl é uma das protagonistas.
Em 1986, após ter protagonizado um filme em Buenos Aires/Argentina, entitulado TAXI UNO, Ronnie, no clima romântico de Buenos Aires, descobre o verdadeiro amor de sua vida, sua amiga de infância, Cristina, que esperou por ele durante muitos anos, e que havia ido até lá apenas para acompanhá-lo a uma exposição de arte.
Ainda em 1986 Ronnie grava o tema de abertura da novela SINHÁ MOÇA (TV GLOBO), - “Sinhaninha”.
Para comemorar os seus 20 anos de carreira artística, Ronnnie inicia em 18/11/1986 uma temporada de shows no ESPAÇO ELIS ARTE & RESTAURANTE.
Em 1987 Ronnie lança mais um LP, desta vez pela gravadora 3M, entitulado Vida e Volta.
Em 06/06/1987, nasce Leonardo, seu 3º filho, o primeiro com sua atual esposa Cristina.
Nesse mesmo ano de 87 Ronnie participa do Filme “A FILHA DOS TRAPALHÕES”, ao lado de Myrian Rios, Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum e Zacarias.
Em 11/12/1988, Ronnie, emocionado, leva sua filha Alessandra ao altar.
Já na gravadora RGE, em 1989 Ronnie lança mais um LP, onde a música “Eu Amo Amar Você” e “Sinal de Vida” ganham grande destaque.
Março de 1991, Ronnie estréia um Talk show na TV RECORD que recebe o nome de SINAL DE VIDA, voltando a alegrar seus fãs com um programa semanal noturno.
1992 – Ronnie escreve seu primeiro livro: MÃE DE GRAVATA pela Editora Maltese. Uma autobiografia, cujo objetivo foi passar para os outros a experiência, a vivência, os acertos e os erros cometidos por ele.
A proposta desse livro era levar o conhecimento que adquiriu ao assumir a guarda de seus filhos, quando da sua separação, onde assumiu os dois papéis (pai e mãe), com êxito. Seus filhos aí estão, como um exemplo vivo de que o homem é capaz de educar e formar as crianças, mesmo com a ausência da mãe.
Em 1996, Ronnie lança seu primeiro CD pela gravadora PARADOXX MUSIC, intitulado “ESTRADA DA VIDA”.
Em 24/05/1999, Ronnie estréia pela CNT GAZETA o programa “MÃE DE GRAVATA”, um programa diário, dedicado em grande parte ao público feminino mas que acaba conquistando também o público masculino.
Em 05/03/2001 Ronnie é contratado pela TV MULHER onde continua a apresentar o programa “MÃE DE GRAVATA” e ganha o seu primeiro site na internet: www.maedegravata.com.br
Desde o dia 03/05/2004, Ronnie Von voltou a apresentar um programa na TV GAZETA intitulado “TODO SEU”, onde vem conquistando grande audiência, recebendo muitos elogios pela beleza do cenário, o bom gosto musical, pela sua simplicidade, e pela maneira carinhosa com que recebe a todos os convidados. Um momento de destaque do programa é o quadro “Visão Masculina” onde mulher não entra, e os homens debatem assuntos sobre as mulheres.
Este é apenas um resumo da carreira linda desse nosso ETERNO PRÍNCIPE RONNIE VON.